top of page
Buscar

ree

A coordenação motora é a capacidade do nosso corpo de fazer movimentos articulados e é resultado da interação entre os nossos sistemas muscular, esquelético, nervoso e sensorial. É através da coordenação motora que podemos andar, correr, pular, pintar, desenhar, etc desenvolver atividades.


A atividade motora faz o indivíduo explorar e reorganizar o meio que está inserido, de acordo com a interação no ambiente, recebe informações sobre as capacidades que possui, configurando a imagem que tem de si mesmo e atua com base no autoconceito.


Quando falamos de habilidade motora, devemos ressaltar que ela desenvolve desde muito cedo, ela permite a realização de grandes movimentos e finos movimentos.

movimentos e finos movimentos.


A) Grandes movimentos:

· Deslocar-se;

· Pular;

· Andar em uma só perna;

· Etc.


ree

B) Finos movimentos:

· Usar uma colher;

· Lápis;

· Martelo;

· Etc.

ree

Entende-se que o comportamento motor é uma expressão na qual integra todos os domínios: afetivo, social, cognitivo e motor.


Isto indica o importante papel do domínio motor na sequência de desenvolvimento do ser humano.



Referência

BONET.T, SOLANO.C.&SORIANO.Y.Aprendendo com crianças hiperativas:um desafio educativo.São Paulo: Cengage Learning, 2002.




 
 
 

ree

É normal sentir ansiedade??


Sim, a ansiedade faz parte de uma reação humana, porém em níveis altos e diários acarretam comportamentos aversivos, muitos estímulos sobre más notícias gera o aumento do medo, causando níveis altos de ansiedades, tendo como resposta comportamental: pânico, depressão, transtornos, pensamentos suicidas. Assim terá dificuldade para qualquer tomada de decisão em momento de crise.


"As sugestões a seguir são baseadas em estudos científicos e podem ajudar você a lidar com a ansiedade em relação ao vírus."


1- Pratique a intolerância à incerteza – A intolerância à incertezas torna pessoas vulneráveis a ansiedade.

Dica: Enfrentar aos poucos a incerteza do dia a dia, por exemplo: sai para uma caminhada sem chegar com antecedência como está o clima; tem o costume de chegar a internet para atualizar sobre a pandemia, diminui colocando atividades diferentes que não use a internet.

A medida que você prática novos comportamentos para desconstruir os antigos, estará fortalecendo seu músculo de tolerância à incertezas, assim vai trabalhando a redução de números de vezes que consulta a internet para obter atualizações sobre o surto.


2- Enfrente o paradoxo da ansiedade – Carl Jung dizia, “aquilo a que você resiste persiste”.

Dica: Não fuja, não ignore a sua ansiedade, você estará dando poder para ela.

Quando surgirem ondas de ansiedade por causa do coronavírus, observe e descreva a experiência para si mesmo ou para outras pessoas sem julgá-la. Resista ao desejo de escapar de seus medos ou de acalmá-los indo obsessivamente atrás de notícias sobre o vírus. Paradoxalmente, acolher a ansiedade no momento em que ela aparece leva a menos ansiedade ao longo do tempo.


3- Transcenda a ansiedade existencial – Quando é despertado a mortalidade sobre nossa saúde, automaticamente a um pico de ansiedade, podendo nos deixar obcecado por qualquer sinal de enfermidade.

Dica: Busque entender o seu propósito de vida, o que faz sentido, o que lhe traz bem – estar, por exemplo: espiritualidade, relacionamento, projetos, ação social.


4- Não subestime a resiliência humana – Muitas pessoas tem medo só de pensar em lidar com o vírus se for contaminada ou se surgir próximo a ela.

Dica: Seja otimista, tenha uma perspectiva positiva e esperançosa. Lembre-se de que muitos dos problemas que já foram superados por você ou problemas como AH1N1 que conseguimos vencer no passado.


5- Não superestime a ameaça – Temos que levar a sério o vírus Coronavírus, mas não exagerar no perigo, pois desconhecemos algumas ameaças.

Dica: Tenha as informações necessárias, de prevenção e cuidados. Limita-se da exposição a notícia por mais de 30 minutos por dia, diminua o excesso constante, porque muitas vezes são as mesmas informações.


6- Fortaleça o cuidado consigo mesmo – Essa fase costuma provocar a ansiedade.

Dica: Crie uma rotina saudável, durma adequadamente, exercite-se regularmente, pratique meditação, aprecie a natureza e empregue técnicas de relaxamento quando estiver ansioso, impaciente ou estressado, procure alimentos que equilibrem sua ansiedade.


7- Busque ajuda profissional se precisar – Quando devemos buscar ajuda?

Dica: Pessoas vulneráveis à ansiedade e a transtornos relacionados podem achar a epidemia de coronavírus perturbadora, podendo experimentar sintomas de ansiedade que interferem no trabalho, nos relacionamentos íntimos, na vida social e no cuidado de si mesmas e dos outros.


KECMANOVIC,J.Sete táticas para lidar com a ansiedade em tempos de coronavírus.The Conversation,EUA,2020.






 
 
 

 2020 por Ativa Mente criado com Wix.com

  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page